sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ignorando as perdas pra recomeçar


Ignorando as perdas pra recomeçar
(Rute 1:7-----14-19)
         Introdução: Estamos chegando ao final de mais um ano, temos cerca de um mês para inicio de mais um ano e é sempre importante pensamos em recomeços, principalmente quando contabilizamos a vida e detectamos mais perdas do que conquistas. Na palavra de Deus encontramos exemplos de pessoas que recomeçaram após embates difíceis e circunstancias adversas exemplos:
            Os discípulos não conseguiram pescar nada a noite toda, mas recomeçaram mediante a ordem de Jesus João 21:06 , O caso de Neemias que saiu da fortaleza de Susan para recomeçar, reconstruir os muros e a cidade de Jerusalém. A vida de José mesmo no abandono da família, vendido como escravo pelos seus irmãos foi jogado injustamente na prisão, mas José não desistiu da vida, era alimentado pela esperança de poder recomeçar, tornou-se o governador do Egito. E ainda o exemplo de Jó.
            Observemos o caso de Rute: uma moabita que se cassou com Malon, Israelita que foi morar em Moabe juntamente com seus pais Elimeleque e Noemi.
Contextualização da Historia de Rute
            Após a morte de Elimeleque, Noemi ficou morando com os filhos Malon e Quilom (casados respectivamente com Rute e Orfa), cujas mortes ocorreram cerca de 10 anos após a do pai isso forçosamente fez com Rute considerasse a perda como parte da vida, o sofrimento afez entender que ninguém vive em vitória o tempo todo ou para sempre.
Aplicação
            É certo que teremos em Cristo vitorias em muitas adversidades, entretanto o primeiro passo que devemos tomar para partirmos para um “recomeço”, e entendermos que algumas perdas fazem parte da vida, você não pode se revoltar com a vida, com Deus com as pessoas em virtude das perdas, elas são sim desagradáveis, doloridas, porém reais, veja que as perdas que Rute teve, foram perdas que permitidas por Deus, é preciso entender que toda a perda em Deus gera lucro, podemos dizer que o Apostolo Paulo ignorava os amargos da vida Filipenses 3:13 “ Irmãos quanto  a mim , não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço e é que esquecendo das coisas que atrás ficaram e avançando par as que estão diante de mim”  em outras palavras Paulo esta orientando aos Filipenses as perdas fazem parte da vida,e que mesmo em meio as lutas não deveriam desanimar a orientação de Paulo era Prossiga, pois quando perdemos algo debaixo da vontade de Deus é ganho Filipenses 1:21 Porque para mim viver é Cristo, e o morrer é ganho. Por isto não desanime, não desista não jogue a toalha, fique na debaixo da vontade de Deus que as perdas de hoje, serão restituídas em dobro amanhã.
 Deus, conta lideres dispostos na reconstrução de vidas.
         Outro ponto que vale destacar é a liderança que a sogra exercia sobre Rute. Noemi por ter mais conhecimento de Deus, se faz conselheira da nora para orientá-la no processo de reconstrução da vida, ela aconselha e incentiva na busca de um novo casamento e aconselhar é passar pela experiência da presença acolhedora de Deus como Pai, Rute viu em Noemi alguém em que pode confiar, Noemi apascentou e exerceu um papel de liderança na vida de Noemi ela não teria chegado a lugar nenhum se não tivesse alguém a quem seguir alguém em quem pudesse encontrar orientação, na verdade o que Rute viu em Noemi foi à presença de Deus. Neste sentido Deus usa pessoas na liderança para consolidar vidas, na caminhada cristã, mediante a este fato relevante não despreze o teu chamado, você tem uma missão, você nasceu para cuidar de vidas, o Senhor conta com tua disposição,Assim como Noemi apoiou na retomada de Rute , é você que será usado (a) (faça um momento profético) para restaurar vidas, neste sentido cumpra teu chamado.
Busque novos caminhos
            Rute cogitou outro caminho para dar prosseguimento á sua historia de vida. Por certo as possibilidades em Moabe haviam se esgotado, e em sua análise pessoal, o melhor seria se dirigir a Belém terra natal de seu ex-marido (1.12-19). Ela estava disposta a recriar sua capacidade de frutificar sobre o desconhecido. Para tanto, teve de vencer o medo deixando a zona de conforto, no caso, sua terra natal, sua cultura etc. Provavelmente, Rute concluiu que o processo de continuidade da vida, inclui tanto rupturas existências, quanto intenções, motivações, vontades e decisões pelo novo.
Contextualização
            Moabe não tinha mais condições de vida, era terra desolada, sem perspectiva, havia muita fome, aquele lugar já tinha dado o que tinha pra dar, restava duas opções ficarem e morrer, ou prosseguir pra Jerusalém, terra de seu marido parece que a segunda opção é a mais coerente. Entretanto ir para Jerusalém não era tão simples assim; Rute tinha certos receios para ir à terra natal de seu esposo, 1ª era Moabita os Moabitas não eram bem vistos pelos Judeus, eram proibidos de entrarem nos tabernáculos, porque não permitiram que os israelitas passassem pela sua terra durante o êxodo do Egito, 2º Quase na havia situação pior do que a viuvez para as mulheres do antigo testamento, as pessoas se aproveitavam delas ou as ignoravam, quase sempre fadadas à pobreza. E 3ª era um risco continuar na viuvez para sempre, entendo que a lei do Lerivato que mandava que o parente mais próximo do falecido cuidasse da viúva, considerando que Noemi não tinha mais parentes vivos em Moabe, e também não sabia se tinha parentes vivos em Israel, por esses motivos escolher era difícil.
Aplicação
            Rute decidiu mudar, decidiu recomeçar, Rute não desistiu da vida decidiu ir a luta decidiu passar por caminhos nunca antes traçados, em determinados momentos da vida você precisa tomar decisões, e às vezes certas mudanças incita em correr certos riscos, e quem fica na mesmice com medo de correr riscos, nunca descobrira o novo de Deus, é preciso ter atitude, ficar em Moabe significa desistir de frutificar, significa esperar a morte chegar, significa morte espiritual, significa abrir mão da vontade de Deus, significa ficar na mesmice, quem fica na mesmice, quem não sai da comodidade para buscar novos rumos, fica na sala dos esquecidos, ex: a bíblia não tem o livro de Orfa, apenas sabemos que se casou com um dos filhos de Noemi e decidiu depois da morte do marido, andar na vida sem a direção de Deus, entendo que Rute não apenas escolheu ir par Judá como também servir ao Deus de Noemi que consequentemente era e é o verdadeiro Deus, Orfa não fez a escolha certa,  não apenas abriu mão de  seguir sua sogra, mas também abriu mão de servir ao verdadeiro Deus, Orfa pelo contrario não abriu mão de seus deuses, não abriu mão de sua crença pagã,e Orfa até saiu de Moabe, porem Moabe não saiu de Orfa,e Orfa ainda fez a pior escolha naquele momento, decidiu voltar para Moabe e para servir seus deuses,(1.15) e o resultado desta decisão é o esquecimento de sua semente ,não sabemos por exemplo se Orfa casou-se novamente, não sabemos se teve filhos, , é possível porem não provável, que sua escolha incrédula, resultou na sua morte prematura, não teve frutos, não teve continuidade de sua semente foi sepultada na cova do esquecimento.
            A escolha de Rute foi ir para Belém, agora na terra de seu marido já falecido, ela recomeça profissionalmente de forma bem simples, recolhendo espigas, essa atitude era aprova de que abrira mão da soberba, entendendo que Rute pegava as espigas do chão, que respingava após os ceifeiros , Rute foi par uma terra estranha ao invés de depender de Noemi ou esperar que algo de bom acontecesse, tomou a iniciativa e foi trabalhar, admitiu sua necessidade e buscou meio para supri-la, se você espera pela provisão do Senhor considere este fato, provavelmente Deus o seu passo primeiro. Rute superou a humilhação, a exposição e a pobreza e reagiu foi em frente. E como sabemos em Cristo grandes milagres são oriundos de coisas insignificantes, porque os recursos de Deus são infinitos para os que não desprezam qualquer que seja o recomeço, e foi o que aconteceu com seu modo de agir, ela despertou a visão de um grande empreendedor, Boaz (2.5) com seu testemunho que era conhecida em toda região (2.11).
Aplicação
            Foi começando de forma humilde que Deus fez um grande milagre na vida de Rute, pequenas coisas pra Deus podem ser transformados em grandes milagres, pouco azeite, pose ser multiplicado grandemente enchendo todos os vasos que houver, cinco pães e dois peixinhos pode alimentar uma multidão, toneis de água posem ser transformados no melhor vinho já provado, Amado Deus não precisa de muita coisa pra fazer um milagre em sua vida, todo o poder esta com, basta que você não tenha medo de recomeçar, confie em Deus e no seu poder, os teus poucos recursos podem e serão ampliados para gloria do Senhor.
Resumo
                        São duas escolhas que nos temos nesta noite, ficar em Moabe ou ir para Belém, alias esta serão sempre duas escolhas que temos na vida mudar ou ficar na mesma, continuar ou desistir, lutar ou se entregar, para recomeçar é preciso ignorar as perdas entendo que perdas também fazem parte do decorrer da vida, é preciso ainda não deixar que as perdas da vida te abalem ou tirem o teu sono, não se entregue não desista dos teus sonhos não desista de teus projetos, considerando que é possível recomeçar com uma nova visão decida mudar, decida buscar novos caminhos. Daí se conclui que em Deus, não há casualidade e sim propósitos redentores (4.13) o que temos que entender é que Deus busca homens e Mulheres que estejam dispostos a recomeçar quando admitem que não esteja mais frutificando.
            Podemos afirmar é que a esperança desta mulher tornou-se realidade, antes fadada a morrer, solitária em terras distantes. Alem (de se casar, tornou-se uma mãe incluída na linhagem real por ser bisavó do rei) Davi e por estar na arvore genealógica do Rei Jesus (17).

APELO
             Por tudo isto o apelo desta palavra nesta noite é que você recomece. Recomece sem medo, de renunciar as coias antigas como fez Rute, recomece sem queimar etapas da vida, crescendo aos poucos, por causa da ansiedade do coração, recomece sem se deixar congelar pelo passado ao imaginar que sua vida esta acabada por causa das perdas, recomece pelo simples fatos de não se acostumar com a resignação ou com a mesmice, recomece libertando-se de coisas do passado que insistem em ficar em sua mente. Recomece em Jesus! Recomece.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário