terça-feira, 24 de julho de 2012

1ª Aniversário da igreja Unida Jardim São Carlos

Estou minstrando a palavra na Igreja Unida  Jardim Colonial em São Mateus, no dia 22 de Julho de 2012 que na ocasião se trata de uma data especial é o primeiro aniversário da igreja ,gloria a Deus.tema da mensagem "Há um maior conosco"

Proteja seus olhos


Proteja seus olhos
Mt 14:30
Introdução: Proteja teus olhos! Em dias de sol muito fortes a visão deve ser protegida com óculos escuros apropriados, dos fortes raios solares, se vamos fazer algum serviço com furadeira, esmeril, maquita ou serra elétrica de novo devemos nos proteger os olhos com óculos de segurança das pequenas partículas que podem afetar nossa visão.
       É fato que qualquer trabalho que venhamos fazer e que possa oferecer riscos a nossa saúde, nós devemos tomar as devidas precauções, para que fiquemos protegidos, entretanto a bíblia nos adverte também a protegermos nossa visão do mal, para que não somente o corpo, mas também a alma não venha perecer (Gn 19:26).
        No texto em foco tudo ia bem com Pedro até que ele viu e percebeu os fortes ventos é neste momento que ele começa a afundar o medo veio através da visão.
Mt 6:22 “A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz”
V 22... ”Passemos para a outra banda” Aqui logo no começo deste texto vemos o grande convite de Jesus para seus discípulos, passemos para a outra banda, é provável que muitos de nós tenhamos muitos anos de conversão, contudo é possível que ainda estejamos na banda errada. Na banda dos que não adoram a Deus de Verdade, na banda daqueles não o buscam de todo o coração, não fazem a sua vontade não procuram viver uma vida de santidade no centro da vontade do Senhor, que banda você esta, Jesus disse aos seus discípulos passemos para a outra banda.
V 24 “... açoitado pelas ondas porque o vento era contrario” ventos contrários na vida de quem decide estar com Jesus servem muitas vezes para testar nossa fé, nem sempre às coisas saem do jeito que planejamos os ventos são contrários a nossa vontade. Ventos contrários podem apontar para muitas coisas entre elas: uma crise no casamento, quando o casamento não está da maneira que queríamos que fosse, pode apontar ainda para uma enfermidade, quando projetos não dão certos, desemprego, situação financeira, quando o amor não é alcançado, enfim quando nos sentimos frustrados por qualquer sonho não realizado. Temos a sensação de ventos contrários, Eclesiastes 11:4 diz: Quem observa o vento, nunca semeara; o que olha para as nuvens nunca segará.  Aqui a palavra de Deus nos adverte que quem olha para os ventos contrários dificilmente terá forças para reagir contra as adversidades, é justamente o contrario que o Senhor quer que você faça, não perca o foco olhe para Jesus, ignore as circunstâncias contrarias olhe para o cordeiro de Deus, o controle dos ventos está em suas mãos.   Todas as coisas estão no controle de Cristo, toda a luta, toda batalha, todo o problema, Jesus acalma com sua voz.
V 30 “... Mas observando o vento forte teve medo...” A visão do vento trouxe medo que por sua vez distraiu Pedro de Cristo: Pedro começou a sentir o vento e esqueceu-se de Cristo, em nossas vidas muitas vezes é assim também, nos concentramos muito mais nos problemas do dia-a-dia e focalizamos nossa visão em outras coisas, quando só devíamos olhar para Jesus, e no mesmo texto também vemos que os discípulos ao verem Jesus andando por sobre as águas não o conheceram e pensaram ser um fantasma, fantasmas não existem os discípulos de Jesus já deveriam estar libertos de todo credos religiosos contrario a apalavra de Deus, porém os medos lhes impediam de ver Jesus por sobre as águas, é possível que tenhamos tanto medo de situações adversas, que vemos qualquer coisa menos a presença de Deus (Hb 12.2) “e olhando firmemente para Jesus autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia e esta assentado a destra de Deus” para onde você esta olhando? Se olharmos para os homens o fracasso vira fatalmente. Se olharmos para as dificuldades, pereceremos quem olha para tamanho de Deus perceberá que o problema por maior que seja é pequeno perto da grandeza divina.
V30 “... Começou a afundar...” Só quem crê pode ter confiança. O medo se liga á duvida e não a fé quem esta confiando em Jesus nada teme no salmo 23:4 Davi expressa a confiança em Deus que todo o salvo em Cristo deve ter “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum porque tu esta comigo a tua vara e o teu cajado me consolam” perder a confiança é o mesmo que ter duvida e servir a Deus com duvida jamais poderemos agradá-lo Hb 11:6 Sem fé é impossível agradar a Deus Pedro começou afundar porque a duvida leva o homem a declinar, e mata aos poucos eliminando a fé o crente afunda espiritualmente, por isso não alimente duvidas é perigoso se você é do tipo que alimenta duvidas poderá morrer afogado no mar desta vida, não alimente suas crises, não alimente suas dificuldades, tire os olhos bem rápidos das lutas para não morrermos afogados em nossos próprios problemas.
V 30 “... Clamou: Senhor salva-me” A menor oração da bíblia e a resposta mais imediata registrada muito embora um momento antes ele tivesse muita fé (29).A fé só existe no momento presente; ela não se constrói como uma conta bancária. Jesus logo o atende e rapidamente o salva da morte certa, mas com o socorro vem também à repreensão, porque te duvidas homem de pouca fé, A repreensão de Jesus a restaurou ele caminhou de volta para o barco. A partir disso aprendemos o valor de uma repreensão fundamentada para os espiritualmente sensíveis, ou seja, as pessoas abertas à correção. É o que Deus quer nos ensinar com esta palavra nesta noite é que ele quer restaurar a nossa fé para possamos resistir todo o dia mau. A fé de Pedro não foi uma fé continuativa constante no trabalho do Senhor (1 Co 15:58 ) “Portanto meus irmãos ,sedes firmes e constantes na obra do Senhor sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão”      Jesus o salvou apesar da pouca fé , Deus esta sempre pronto para nos perdoar , esta sempre pronto para responder nossas orações.
  “““ Ainda que pareça ser seu fim, talvez muitos estejam dizendo para si mesmo:” é o fim estou afundando não sou digno de ser ajudado é o fim” Não este não é teu fim não é o plano de Deus o que você precisa ver neste momento é a mão do mestre que sempre estendida para te socorrer. Pode vir o vento que for o mar podem estar agitado, as lutas podem parecer insuportáveis é nestas horas que a sua mão vira nos socorrer, somente a fé perfeita em Jesus nos Dara perfeita segurança.
Resumo
Andemos sempre em novidade de vida buscando estar no centro de sua vontade e passemos sempre para a banda onde Cristo está só assim resistiremos todo o vento contrário que enquanto estivermos neste mundo estamos sujeitos a sofrer todo o tipo de tribulações.
Que possamos aprender a cada dia ignorar os ventos contrários, ou seja, não focalizarmos mais nossa visão nos problemas, precisamos em todo o tempo termos o nosso foco em Jesus, não observe os ventos preste atenção em Cristo. A sua misericórdia se renova a cada manhã clame por ele em todo o tempo, a vitória é daquele que for fiel até o fim.




segunda-feira, 23 de julho de 2012

Há um Maior conosco



     
 
Há um maior conosco
 2º Crônicas 32:1-8
Introdução:

Ezequias, do hebraico significa, em português "Jeová Fortalece".  O 13º Rei de Judá
É considerado um dos maiores reis de Judá por causa da sua confiança em Deus e sua dependência d'Ele. Ezequias, que seguiu o exemplo do seu brilhante antepassado, o Rei Davi teria começado a reinar com 25 anos de idade e governou por 29 anos, a partir de 715ª.C

   No início do seu reinado, Ezequias reparou e purificou o templo. Reintegrou os sacerdotes e levitas ao seu ministério, e restaurou a celebração da Páscoa (II Crônicas 29:3 e 30:5). Além disso, combateu a idolatria em Judá proibindo o culto aos deuses pagãos, determinando também que fosse destruída a serpente de bronze construída na época de Moisés, pois o povo estava adorando-a. E, devido à sua obediência, a Bíblia relata que Deus trouxe paz ao seu reino enquanto cuidou do templo providenciou a adoração adequada. Entretanto uma grande batalha Ezequias teria ainda de enfretar, Senaqueribe e seu exercito com cerca de 180 mil homens, esta grande guerra ira revelar para o povo de Israel a glória e o poder do único e verdadeiro Deus. Vemos neste texto que uma vida de comunhão e fidelidade com o Senhor, resulta na certeza que seu braço forte estara sempre ao nosso lado, guerreando conosco e nos garantindo a vitoria.
 
Preposição: ´A fé e a ação são as maiores armas , em tempos de guerra”
    Armas secretas são o maior triunfo que um exercito poder ter, assim como no mundo Físco material,elas existem no mundo espiritual não é diferente , Satanás e seu exercito estão sempre prontos para matar, roubar e destruir e abalar a fé do povo de Deus , Senaqueribe aponta para o inimigo de nossas vidas , nesta mensagem vejamos alguns de seus intentos astutos para abater os crentes salvos em Jesus.
                  
                              O poder da imagem (cont.)
1)      V2...Vendo pois Ezequias que seu rosto éra de guerra contra Jerusalem...  Quando o povo de Israel viu o grande número de soldados e a expressão de ódio no rosto de Senaqueribe ficaram pasmos de medo , a imagem é uma das armas que o inimigo usa para nos desestruturar-mos, para que fiquemos abatidos, vemos outros exemplos na palavra de Deus  o moço de Eliseu 2ª Reis C.6,  , O Gigante Golias 1º Samuel 17 ,43-47
     É possivel que a maneira que você enxerga as situações adversas estejam te asustando, o que você esta vendo neste momento? Um quadro inrreversivel?, Uma doença incuravel? o inimigo esta te mostrando que o teu casamento não tem solução?, que você esta envelhecendo e não vai “dar em nada”, é possivel ainda que você só consiga ver portas fechadas, o inimigo esta usando a imagem para te dizer você não vai chegar lá não vai conseguir não vai vencer, Mas eu tenho uma palavra de Deus para tua vida , o texto tambem diz  que Ezequias não temeu o que viu , pois enxerava além do sobrenatural , enquanto todos enxergavam os numerosos soldados Ezequias enxergava o braço forte do Senhor “Prv 3:5 Confia no Senhor de todo o coração e não te estribes no teu proprio entendimento”   Confie no Senhor, na sua fidelidade “Sl 125 :1 Os que confiam no Senhor são como os montes que não se abalam mas permanecem para sempre”
                                       
   Não se iisole
2) Ezequias teve conselhos com seus principes e os seus varões , uma das armas que o inimigo sempre usa para conseguir seus intentos é o isolamento do crente,  o isolamento de Deus,  falta de comunhão , falta de oração ,uma vida  sem santificação,  o isolamento da igreja do corpo de Cristo a mensagem de Senqueribe que aponta para o inimigo é :não confie em ninguém , tente resover tudo sozinho, nimguém quer ,ou vai te ajudar, faça você mesmo . Mas Ezequias aponta para Deus e sua palavra nos orienta justamente o oposto, Pv 11:14  Não havendo direção o povo cai , mas na multidão de conselhos há sabedoria  por isso não fique isolado busque a Deus, clame o seu nome ele é socorro presente na tribulação, busque conselhos com pessoas que estejam  crescendo na graça, Thiago c5v;16 Confessai vossas culpas uns aos outros e orai uns aos outros  você não esta só voce tem um Deus que é fiel justo e verdadeiro.

  
Abalo psicológico na liderança
3)     Senaqueribe enviou mensageiros para Jerusalém com as seguintes perguntas: em quem confiai vós na fortaleza de Jerusalém?  Porventura não incita o Rei Ezequias para morrerdes de fome e de sede? Não é ele mesmo que destruiu os altares de seus deuses que os protegiam? Não sabeis vós o que o poderoso Senaqueribe fez a todos os povos que se opunham a ele não houve deuses nenhum que pode livrá-los.
     Uma arma destruidora do inimigo é abalar psicologicamente seus oponentes usando enganos e mentiras para lançar aflições no povo de Deus, no texto em foco podemos observar Senaqueribe, pondo em prova a confiança de Israel na liderança do Rei Ezequias, que era homem de Deus e seu ponto forte era a confiança no Senhor. Nos dias de hoje não é diferente, a mensagem do inimigo continua a mesma, “teu líder não merece confiança, teu pastor não te ama, teu supervisor não se importa com você, não acreditem em ninguém e não siga nenhuma liderança”.
Mas tais mensagens não passam de mentiras do diabo, a palavra de Deus nos ensina em Rm 13:1... Não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus não de ouvidos a mensagens dos “Senaqueribes” nos dias de hoje, Deus levantou pessoas para te ajudar para orar por você para te cuidar e para te proteger essas pessoas certamente são as lideranças separadas pelo Senhor...

“Não fique em cima do muro”
        O versículo 18 do texto em foco nos relata “Então clamaram em alta voz em judaico contra o povo de Jerusalém que estava sobre o muro para atemorizá-los e os perturbar, a fim de tomar a cidade se existe uma arma que o inimigo sempre usara para conseguir seus intentos e atacar crentes que estão vivendo uma vida sem fé, e o seu alvo principal são os crentes que estão “em cima do muro”, estar em cima do muro aponta para falta de fé, para uma vida cheia de duvidas e temores, aponta ainda para uma vida superficial, fora da vontade de Deus, estar em cima do muro, é o mesmo que servir a Deus com duplo ânimo há uma palavra de Deus para tua vida na carta de Thiago 4:8 “Chegai-vos e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores: e vós de duplo ânimo purificai o coração” tenha fé, se revista de coragem neste momento, quando o rei Ezequias viu a aproximação do inimigo se revestiu se fortificou, reparou o muro que estava quebrado, Ezequias não ficou em cima do muro se armou até os dentes de: Armas! de guerra .
      O Apostolo Paulo orienta os irmãos que estão em Éfeso Ef 6 10,11” No demais irmãos meus fortaleci vos no Senhor e na força do seu poder , Revesti-vos de toda armadura de Deus para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”     a palavra de Deus para tua vida é esta desça; do muro espiritual não fique esperando o ataque do inimigo, tire as duvidas que te confrontam, se revista e da fé,você tem uma espada poderosa em guerra que é a espada do Espírito e é a palavra de Deus saia deste culto aramado , do seu poder  , só conhece a vitoria quem não foge da guerra, quem decide descer do muro.
    Esta é a vitória que vence o mundo a nossa fé no filho de Deus.  Não perturbe o vosso coração creia em Deus, ele é força e proteção a todos que nele confiam.  Abra o teu coração e deixe esta palavra fluir, dentro de você e ela não voltara vazia sem antes cumprir seus propósitos. A palavra de Deus não fica em cima do muro.
                                    
  Ganhar no Grito
        O texto nos relata também que o exercito de senaqueribe gritavam o tempo todo insultando o povo de Jerusalém, lemos no versículo 19 que eles compararam aos gritos, o Deus de Israel com os deuses dos povos da terra, obra de mãos de homens, o objetivo era assustá-los, ou seja, ganhar no grito, os soldados falavam alto em hebraico contra Israel, pra que entendessem e desanimassem de lutar, Meu querido! O que estão falando pra você? Que voz é esta no seu ouvido? Dizendo que você não vai conseguir? Que não vai alcançar? Que você nasceu pra perder, é a pergunta que não quer calar, o estão dizendo o quê pra você? Cuidado! O Diabo Usa a comunicação para assustar, amedrontar e conseguir seus intentos.
         O exercito de Senaqueribe e os gritos de seus soldados, apontam para muitas mensagens do diabo, dizendo que você não tem dom nenhum, que Deus não te ouve quando você ora, que não tem solução para os teus problemas, que não há cura para doenças, mensagens de morte prematura, que o impossível vai ficar só no impossível, enfim a comunicação é uma arma perigosíssima que o diabo usa para encher o coração de desânimo, em muitos crentes. Mas em nome de Jesus estou aqui neste momento como porta voz do céu para anular toda e quaisquer mensagens de “senaqueribes” que venham contra ti. Contra ti não vale encantamento contra os filhos de Deus praga alguma te alcançara Números 23,23 em nome de Jesus todo o mal, todo e qualquer palavra diabólica de destruição e perturbação esta quebrada amém.

Convide o Senhor da guerra, para suas batalhas.
       Ezequias sabia muito bem que não bastava se armar com arsenais de guerra, se  Deus não estivesse com ele ,não haveria possibilidade de ter vitória, ele estava armado materialmente para a guerra, mas faltava ainda o principal, o grande Deus o único Deus, Jeová Sebahãôh o Senhor da guerra, então o rei Ezequias e o profeta Isaias oraram e clamaram a Deus, os homens de Senaqueribe já haviam insultado o Deus de Israel, o Senhor só queria um simples convite para peleja, posso imaginar Deus falando aos corações de Ezequias e de Isaias “Deixa comigo a guerra é minha”
        Tome posse do General de guerra que não perde batalhas ele peleja por você, se você esta no centro da vontade de Deus, quem mexer com contigo terá de se ver com o Senhor, ele não é deus feito por mãos de homens pelo contrario nos somos feituras suas.                  
O Senhor está contigo, e te segura com mãos fortes, Senaqueribe representa o braço da carne, mas maior é o que esta em nós do que o que esta no mundo tome posse da vitoria Sl 46v7 O Senhor dos Exércitos esta conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Olhe para dentro de você se existe alguma duvida tire-a do seu coração para que não venha afundar nos mares desta vida. Clame por Deus lembre-se da sua misericórdia para conosco é sempre renovada a cada manhã, mantenha-se firme nas promessas não perca o foco a vitória é daquele que preserverar até o fim.

UM CONTRA 180MIL
     Então, o Senhor enviou UM anjo para destruir todo o exercito de Senaqueribe que eram mais de 180 mil soldados, ele não enviou um exercito para a batalha, alias! Nem ele mesmo precisou ir, ele mandou apenas um anjo e foi o suficiente para destruir-los o poder de Deus é infinitamente superior a Satanás tome posse desta verdade, teu Deus é maior do que você imagina. Claro que não devemos subestimar o inimigo, porém muitas vezes supervalorizamos demais, o poder do mal, como se fosse quase possível se igualar ao nosso único Deus que é onipotente, vamos sair deste culto ativando a nossa fé dizendo o mesmo que o rei Ezequias afirmou em meio à guerra, Há um maior conosco, não há outro deus semelhante a Senhor dos Senhores todo poderoso e invencível.

Resumo: Saia daqui armado do poder de Deus, não tenha medo da expressão do mal, proteja tua mente das mentiras do diabo, ele quer te destruir de toda forma a começar pela sua mente, e para isto ele usara entre tantas armas entre elas a diabólica comunicação para te vencer, e te fazer desistir, não lute sozinho você tem uma família de muitos irmãos, profetize como Moises na saída do Egito “Deus pelejara por vós” convide-o para pelejar junto a você lembre-se; não há força maior que o nosso Deus. Há um maior conosco
A palavra de Deus é Esforçai-vos e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que esta com ele, porque há um maior conosco do que com ele.


     

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Quatro por um


Quatro por um
                                                                                                       Mc 2-5

Introdução: Quanto vale uma boa amizade? Com certeza não tem preço em Pv  18 :24  Lemos que há amigos mais chegado que um irmão são aquelas pessoas que Deus coloca em nossas vidas , que estão sempre prontos a estender a mão em momentos de dificuldade, no texto em foco vemos o grande valor de uma boa amizade,a bíblia conta no livro de Marcos que havia um homem paralítico na cidade de cafarnaum, cidade que fica próximo ao mar da galiléia mais ou menos 35 Km  de Nazaré , Cafarnaum tornou-se o centro da atividade de Jesus na Galiléia .

        Foi em Cafarnaum que Jesus viu quatro amigos empenhados em ajudar um pobre paralitico levado numa cama, havia muita gente na porta de forma que era impossível o acesso, até Jesus, mas aqueles quatro amigos eram mais chegados que um irmão, não podendo aproximar-se dele por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o doente. Jesus perdoou os seus pecados e restaurou a saúde daquele paralítico ele voltou para casa andando e todos naquele lugar glorificavam a Deus.

        Vejamos o valor de uma amizade nesta ilustração: Disse o soldado ao seu comandante, o meu amigo não voltou do campo de batalha, Meu comandante eu solicito autorização para ir busca-lo-Respondeu o oficial-autorização negada!” não quero que você se arrisque a vida por um homem que provavelmente esteja morto!

          O soldado ignorando a proibição saiu e uma hora depois voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do amigo. O Oficial furioso disse: Eu não lhe disse que ele estava morto! Diga-me valeu apena ir até lá para trazer um cadáver? “Claro que sim meu comandante quando o encontrei ele ainda estava vivo e disse-me “Tinha certeza que virias amigo”“!

          Preposição! “Um bom amigo é aquele que chega quando todos já se foram, e não te deixa em momentos difíceis”.

1º Unidade

V3 “Vieram ter com ele conduzindo um paralítico trazido por quatro homens...” aqui esta a essência do evangelho trabalho, ajudar ao próximo, aquele homem não podia andar, mas tinha quatro amigos para carrega-lo, a igreja de Cristo precisa de pessoas que estejam dispostas a terem um evangelho de praticas e não só de palavras, precisamos ser os olhos de quem não enxerga, ser os braços de quem não tem força,” Lc 10:34 a parábola do bom samaritano” .Meu  querido se teu irmão esta abatido, você precisa ajuda-lo , se ele não tem forças você precisa  caminhar com ele, ore por ele clame a Deus pela vida de teu irmão, mas não o deixe sozinho.Se for preciso carrega-lo numa cama ,carregue-o  é muito pesado pra você chame ajuda, chame mais três , mas não abandone seu amigo.

          Aprendemos neste texto também o significado da palavra cooperação: Apenas uma ilha pode viver isolada, o povo de Deus. Sustenta uns aos outros em tempos de fraqueza: Êx 17:12 quando as mãos de Moises ficavam cansadas tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele ,e ele se sentou nela Arão e Hur seus amigos sustentavam-lhe as mãos um de um lado o outro do outro assim ficaram suas mãos firmes até que o sol se pôs.Ame seu próximo meu querido participe de suas dificuldades,nos temos uma divida um com o outro Rm 13: A ninguém devais coisa alguma a não ser o amor com que vos amei uns aos outros , pois quem ama ao próximo cumpre a lei. Vivamos em unidade com Cristo e com a igreja, e em Cristo faremos proezas.       

2º Superando obstáculos                                                                                                   

V4...Não podendo se aproximar dele por causa da multidão... A fama de Jesus havia se espalhado por toda a Judeia todos queriam ver de perto, aquele que curava os enfermos, libertava os cativos, os cegos viam, coxos andavam muitos milagres eram feitos através de Jesus, por isso onde Cristo estava uma grande multidão se concentrava.

         Naquele dia os quatro amigos se depararam com a primeira barreira, junto à porta um aglomerado de pessoas quantas vezes você foi abandonado em momentos de dificuldades por pessoas que você acreditava serem seus amigos, mas na hora “H” você ficou só, bons amigos ajudam a superar obstáculos, naquele instante de repente alguém teve uma ideia, se não podemos entrar pelas portas, vamos fazer um buraco e entrar pelo teto, temos um amigo e não vamos deixa-lo sozinho, esta barreira não nos impedira.  A igreja de Cristo é feita de Pessoas que Deus levantou para serem ajuda dores uns dos outros. Quem tem o caráter de Cristo é ajuda dor de seu irmão por isso meu irmão você não precisa lutar sozinho, não se isole num momento difícil, unidos temos sucesso na batalha Jz 20:11 Assim ajuntaram-se contra essa cidade todos os homens de Israel,aliados como um só homem.     

V4...e fazendo um buraco baixaram o leito em que jazia o doente ... Uma grande prova de amizade que alguém pode dar a um amigo é leva-lo até Jesus, por maior que fosse a amizade daqueles quatro amigos, pelo paralitico só Jesus poderia realizar o milagre, no mesmo livro de Marcos 9:18 vemos que os discípulos não poderão expulsar o demônio do corpo de um menino, por causa de sua fé limitada, entendemos que há coisas que Jesus tem poder para resolver, seus  amigos podem ser limitados mas o poder de Jesus é incomparável e ilimitado.

3º Tem poder de perdoar pecados

Note que Jesus atendeu em primeiro lugar as necessidades espirituais do paralítico (“filho os seus pecados estão perdoados”) Meu amigo não importa o que você tenha feito até aqui não importa ou quantas vezes você pecou, Jesus não perguntou ao paralítico quais eram os seus pecados, ele simplesmente os perdoou. O mesmo Cristo daquele dia esta aqui nesta noite e ele te diz filho meu, se creres em mim, eu tenho poder de perdoar os seus pecados, Jesus é poderoso o próprio Jesus falando no livro de Mateus 28:18 Chegando-se Jesus,falou-lhes,dizendo: É me dado todo o poder nos céus e na terra .

4º Restaura o velho homem

Em segundo lugar Jesus atende as necessidades físicas, curando com as palavras levanta e anda, Jesus tem poder para restaurar sua vida, seus filhos seu casamento, sua vida profissional, você pode até pensar para mim não tem mais jeito , esta tudo acabado, mas eu tenho uma palavra de Deus para você ainda não é o fim . A ultima palavra vem de Deus não há impossível para Deus ele reverter a quadro da sua vida, aos olhos humanos às vezes não conseguiu encontrar uma saída só enxergamos portas fechadas, Mas Cristo de diz neta noite levanta e anda.

5º Maior prova de Amizade

Jesus deu a maior prova de amizade Jo 15:13 “Ninguém tem maior amor do que este de dar a própria vida ,pelo seus amigos”  se fizermos sua vontade somos chamados de amigos de Deus ,ele tem um chamado para mim e para você façamos a vontade do Pai, busquemos a ele e teremos o maior amigo de todos, JESUS , Jesus deu sua vida La na cruz , o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pela suas pisaduras fomos sarados.

    Hoje quando aceitamos e reconhecemos seu sacrifício temos salvação, somos chamados de filhos e amigos de Deus.

Resumo

Ninguém tem maior amor do que este de dar a própria vida se entregando numa cruz, Jesus é  o único amigo verdadeiro, entre as lições que aprendemos neste texto esta a necessidade de vivermos em comunhão, em unidade do corpo de Cristo , Efésios 5:21 sujeitando uns aos outros no temor de Deus, pois somente unidos teremos forças de superar obstáculos crendo que só Jesus tem o poder de perdoar pecados, restaurando o velho homem , esta restauração é possível pela maior prova de amizade que é dar a sua vida na cruz pelo nossos pecados.

 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Beco sem saida



Beco sem saida

Quem nunca assistiu uma cena clássica de um filme de suspense onde a mocinha esta fugindo desesperadamente do assassino der repente ela se depara com um corredor estreito um beco escuro e estreito, ela entra então neste beco escuro, mas no final se depara com um enorme paredão de tijolos, é um beco sem saída, vem o desespero e agora o que fazer?  Só resta gritar! Esperar pela morte ou quem sabe, um milagre.
       Sabe por que esta cena tem o poder de te envolver? Porque muitas as circunstancias da vida, te fazem parecer com aquele personagem que esta fugindo, fugindo de que? Das adversidades, das dificuldades, das angustias das batalhas da vida, você olha para frente e não vê saída, não há solução, não há resposta, você só vê paredes sem portas sem janelas. Pra você eu trago uma resposta! Da boca do profeta Jeremias “Eis que eu sou o Senhor o Deus de toda a carne, haveria alguma coisa impossível para mim”?
Relembre o fato Histórico de texto:
                                                           1ª Beco sem saída é lugar  que muitas vezes Deus nos leva.

      Nós temos a tradição de atribuir às adversidades, as tribulações as situações difíceis que enfrentamos, ao inimigo, mas também é certo também entendemos muitas vezes é o próprio Deus que nos leva para o campo de batalha.
    Cite Mateus 4:1 A tentação de Jesus
        Então é certo que muitas perseguições são permitidas por Deus, mas entendemos que as adversidades que enfrentamos, nelas o Senhor é glorificado no versículo 4 deste texto, o próprio  Senhor diz a Moises Serei glorificado em Faraó, Porque Deus te leva para o beco sem saída? Porque o Rei dos reis, Senhor dos senhores  será glorificado diante dos  seus inimigos, O Senhor será glorificado diante das tempestades,da doença,do leito de morte,o Senhor será glorificado diante deste momento difícil que você esta atravessando,meu amado as circunstâncias adversas que você , enfrenta só revelara ainda mais o poder de Deus na sua vida.
   Cite Tiago 1:12 “ Bem aventurado o varão que sofre tentação porque quando for aprovado recebera a coroa da vida eterna a qual o Senhor tem prometido aos que amam “
     O próprio Faraó foi levado para um beco sem saída, para que o nome do Senhor fosse glorificado, As dez pragas visavam aos deuses do Egito eles eram politeístas, ou seja, criam em vários deuses, e o propósito sobre estes deuses eram tanto o povo de Israel quanto os egípcios, a saber, que só o Senhor é Deus, nas cinco primeiras pragas o faraó endureceu o coração nas cinco ultimas foi Deus quem endureceu o coração dele, sem estas ultima Israel não seria libertado e não haveria nação nenhuma, Porque as dez pragas? Para que todos saibam que só o Senhor é Deus
Eles tinham Knum guardião do Nilo, Deus transformou o Nilo em sangue, eles tinham hect deusa em forma de rã Deus mandou as pragas das rãs, eles tinham deuses em forma de vaca hátor, Deus mandou a morte dos rebanhos, eles tinham deus da medicina imotepe,Deus mandou feridas purulentas ,eles tinham sete protetor dos plantios Deus mandou Granizo e gafanhotos ,eles tinham deus deus-sol Deus mandou trevas, Faraó era considerado um deus doador da vida Deus matou os primogênitos do Egito, sabe porque ? Para que o povo do Egito, de Israel, e hoje você venha saber que só o Senhor é Deus.    
   

                      2º Beco sem saída é o lugar que Deus nos prova no caminho da obediência permitindo circunstancias difíceis.
      O texto nos declara no versículo cinco que Faraó mudou seu coração, ou seja, virou as costas para o acordo feito com Moises e os perseguiu no deserto, beco sem saída é o lugar aonde nossa fé é provada, aonde é provado o nosso caráter, é aonde provamos as nossas atitudes de cristão. Como você tem se comportado mediante um paredão de problemas?
      Que tipos de paredes têm na sua frente? São águas como tinham o povo de Israel? Ou sua parede é uma enfermidade talvez sua parede seja a inconstância na fé, poder ser ainda a não realização ministerial, profissional, casamento abalado por circunstancias diversas, filhos desorientados cheios de infelicidade sejam qual for o paredão que esta na sua frente, a primeira atitude que Deus cobrou de Israel é fé, Porque clamas a mim toca nas águas, toque na sua barreira com fé, com uma vida de oração, com uma vida de comunhão com Deus , a primeira atitude vem de você ,crer creia que só o Senhor é Deus, Sl 46 -10  Aquietai vos e sabei que eu sou Deus ,Serei exaltado entre as nações serei exaltado na terra
                               3º Beco sem saída é o lugar que às vezes falhamos com o Senhor V.10
                                                                                 Pela nossa falta de fé, por nossa reclamação.
     Explique as reclamações do povo:
     É no beco sem saída que mostramos a nossa fé ou a falta dela, e ai reclamamos de tudo das pessoas, dos líderes do emprego, do desemprego, do patrão, das dividas que nos mesmos a fizemos, o povo de Israel vira tantos sinais no Egito, mas simplesmente esqueceu-se de tudo.

 A alegria pelo livramento da servidão é substituída pelo desespero. Diante das adversidades é comum as pessoas esquecerem-se dos
momentos de bênçãos que desfrutaram na presença de Deus e olhar apenas para o problema. Os milagres que ocorreram durante a estadia do povo do Egito tornaram-se pequenos diante do mar a frente do povo, ou seja, a luta tornou-se maior que a presença de Deus segundo o povo;
 Enquanto alguns resolveram clamar a Deus por um milagre outros preferiram murmurar e maldizer Moisés. Essa reação também é comum nas
pessoas que costumam praguejar outros pelas lutas que estão passando, é mais fácil encontrar um culpado do que enfrentar o problema.
     Amado se você esta atravessando um momento difícil, se você esta num beco sem saída, quem apenas murmura não entra na terra prometida, pense na eternidade, na vida eterna, na salvação em Cristo Jesus, pare de reclamar.
   Sl 103 2 Bendize, ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum dos teus benefícios. Ainda quero tomem o conselho de Paulo “Não atentando nas coisas que se veem, porque as coisas que se veem são temporais e as que não veem são eternas” 2ª Cor 4-18.




                                       Beco sem saída é o lugar que Deus nos ajuda 13-14
                                                                                      No momento certo tomando o controle de tudo.

    Moises disse ao povo não temais estai quietos e vede o livramento que o Senhor os fará
    Você esta num beco sem saída, pois este é o lugar do milagre, é o lugar da saída inesperada,
     Fale do milagre na vida de Marco Maciel “kico”

    V 21 “Então Moises estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e o mar tornou-se seco e as águas foram partidas.”.
          Beco sem saída é o lugar que Deus te ajuda, você não consegue enxergar a saída, mas o teu Deus é Deus do sobrenatural, e o Deus das causas impossíveis é Deus de Milagres, mediante um ato milagroso de Deus isso deixou alarmadas as nações vizinhas (15.14-16) todos ficaram alarmados com o grandioso poder de Deus.
          Todos que te cercam verão que o grande poder do teu Deus, ficaram alarmados com tamanho do milagre em sua vida.
         O Senhor pelejara por vós......

                                                       Resumo:

    Quando o Senhor te levar para o beco sem saída, ele tem seus propósitos, o seu nome será glorificado, nas tribulações que enfrentamos, e o lugar de onde nossa fé é provada, permitindo circunstâncias difíceis, e que por nossa falta de fé é o lugar onde falhamos com o Senhor onde as murmurações são mais fortes que uma vida de comunhão e oração e fé.
     Mas o beco sem saída também é o lugar do milagre.

Quero ser o segundo


Quero ser o segundo
Mc 9.30/35
Introdução: Desde pequenos, somos ensinados que precisamos chegar antes, ou seja, ser pioneiros.
    A cobrança é tão grande que muitos sentem frustrados quando tem um bom desempenho, mas não chegam em primeiro lugar,seja em uma competição esportiva, em uma meta de trabalho, ou em uma brincadeira entre amigos . A bíblia mostra exemplos da busca pelo melhor lugar: Caim ficou indignado porque Deus preferiu a oferta de Abel e chegou a matar seu irmão por ciúmes, Jacó comprou de seu irmão Esaú o direito da primogenitura em troca de um prato de lentilhas. E Saul perseguiu Davi porque não queria perder a posição de Rei, entre várias outras situações porque então almejar o segundo lugar? Porque abrir mão de ser o primeiro lugar em tudo? Porque o primeiro lugar de ser dado somente a Jesus.
O “Segundo” está disposto a Renunciar
      É preciso deixar claro que ser o “segundo” não é ser medíocre relaxado ou displicente com as coisas de Deus, pelo contrário devemos fazer tudo com excelência e amor, mas este contexto mostra principalmente que Deus se importa com a intenção do coração do homem e não com a posição em que ele se encontra ou quantas medalhas tem na parede, vejamos algumas qualidades dos seguidores de Jesus, vamos começar por Mateus. 
       Ao que se sabe Mateus era cobrador de impostos a serviços do Império Romano, eram conhecidos como publicanos, deveriam ser homens respeitáveis, fieis guardadores dos interesses públicos. Mas não era bem isto que ocorria, cobravam além daquilo que era ordenado por Roma e enriqueciam com a diferença. Os judeus os odiavam e os chamavam de publicanis (onde canis é cão) e os consideravam cães públicos traidores da pátria
     Certo dia Jesus acompanhado de alguns discípulos passou por Mateus e disse “segue-me” surpreso com o chamado por ser odiado pela pátria, não pensou duas vezes e deixou a rendosa concessão publica e renunciou o dinheiro, o lucro, a desonestidade para ser um dos “segundos” de Jesus, no evangelho de Marcos 8:34 descreve que Jesus ,chamando a si a multidão com os seus discípulos disse-lhes “Se alguém quiser vir  após mim , negue-se a si mesmo e toma a sua cruz e siga-me  Negar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor.
      Quem é desprovido destas coisas é o “segundo” de Jesus, você é o segundo? Você quer ser o “segundo”? Mas infelizmente muitos hoje estão trilhando no caminho de Deus, como o macebo rico na hora da escolha escolhem as coisas deste mundo, escolher as riquezas deste mundo, apontam para o apego as coisas materiais e apego as obras da carne. Talvez á muito tempo você fez a escolha certa de aceitar a Cristo como único e suficiente salvador, entretanto , Jesus te pede neste momento renuncie as coisas materiais, abandone as obras carnais e abrace o Espírito Santo e suas obras , o verdadeiro seguidor é aquele que está disposto a renunciar e abrir mão das ofertas e majares que satanás oferece a cada dia para tirar o crente da presença de Deus.  Na carta do A posto Paulo Ef.5.1,2 a palavra do Senhor nos orienta sede sois imitadores de Cristo e como filhos amados e andai em amor como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós como oferta e sacrifícios a Deus em aroma suave . E os que são de Cristo, ou seja, o “Segundo” crucificam a carne com suas cocupisciencias.
O “segundo” está disposto a amar incondicionalmente
          “Jesus estava orientando seus seguidores, ou seja, aqueles que estavam dispostos a serem os ‘Segundos” a serem amáveis no serviço da obra missionária e no trato para com todos, a ponto de ampliar e lei de Moises, a lei antiga dizia “Amarás o teu próximo e aborreceras o teu inimigo” Jesus foi mais além dizendo no evangelho de Mateus 5:44 “Amai a vossos inimigos e bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam ao sermos os “ segundos” , colocamos as coisas de Deus como prioridade em nossa vida e passamos a valorizar mais as outras pessoas, deixando o “eu” e o “ meu” de lado .
        Você não precisa esperar por uma bela manhã de sol e ao acordar, dizendo pra si mesmo “poxa meu inimigo é tão bonitinho acho que vou amá-lo hoje”, ou quando passar a raiva daquele camarada que me aborreceu vou telefonar para convidá-lo para tomar um café na minha casa, ou ainda; enquanto ele não me pedir desculpas eu não quero conversa, vou passar por ele e fingir que não estou vendo. Não meu amado (a) não proceda assim, decida hoje ser diferente, abra mão do seu “eu” do orgulho decida amar independente das situações, amar é decisão da vontade, decida perdoar. Diga eu sou o “segundo” e o “segundo” abre mão do “eu” e do “meu” do meu tempo, do meu lucro, do meu serviço, da minha “hora-extra” no trabalho, do meu sono, do meu prazer, do meu espaço etc... Se pensarmos bem, Jesus inverteu o modelo da sociedade e o pensamento de que os melhores são os que chegam primeiro. Na verdade os melhores são aqueles que têm humildade para reconhecer que, sem Deus não vão longe. Quantas formas de demonstrar o amor, perdoando,orando por alguém, um telefonema, escrevendo uma carta, um abraço, um sorriso, um olhar, visitando alguém sem que este estivesse esperando, enfim “o segundo” ama e esta disposto a perdoar porque o primeiro que é Jesus assim nos ensinou. O Apóstolo Paulo orienta em sua carta aos romanos 13:8 “A ninguém devais coisa alguma a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpre a lei.
O “Segundo” precisa ter Equilíbrio
          Quantas vezes somos confrontados com situações nos colocam em prova, quanto ao nosso temperamento, e equilíbrio emocional, uma enfermidade, condição financeira, aborrecimentos cotidianos, rejeição,o transito caótico de São Paulo e por ai vai, veja o exemplo de Pedro um dos seguidores de Jesus no que tange a equilíbrio emocional, o texto nos relata em João 18:10 “Então Pedro que tinha espada desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote,cortando-lhe a orelha direita” Note que no mesmo momento Pedro é repreendido por Jesus, Mete a tua espada na bainha , não beberei do cálice de meu Pai?
          Não são poucas as vezes que agimos emocionalmente e esquecemos o que realmente importa , Pedro é o mesmo personagem que quando Jesus disse que era necessário que Ele morresse, disse para Jesus que não era bem assim, e Jesus teve que dizer então: Afasta-te de mim satanás, ou seja, Pedro não aceitou a vontade de Deus.  E, mais uma vez, Jesus o repreendeu, dizendo que as profecias sobre Sua morte tinham que acontecer, pois era a vontade de Deus, quando agimos com desequilíbrio, assumimos o papel de “cortador de orelha”, não aceitando o querer do Senhor para nossas vidas. Portanto o cortador de orelha é alguém sem visão espiritual, sem comprometimento com o Dono da obra Jesus Cristo. Mas quem decide seguir a Cristo e ser o “segundo” precisa ter equilíbrio em toda e qualquer situação, muitas adversidades, nos sobrevém porque não pensamos duas vezes antes de agir, o equilíbrio começa no pensamento onde todas as ações são formadas e depois transformadas em projetos, tenha equilíbrio com suas finanças não saia gastando além do que pode pagar não saia dizendo tudo que vem na cabeça. Principalmente quando estamos irados. Tomamos o conselho de Paulo “aos Efésios 4;26 Irai-vos e não pequeis não se ponha o sol sobre sua ira” a ilustração da língua
       Quer ser o segundo? Quer ter equilíbrio? Jesus esta pronto para te abençoar e conceder.  
O “segundo” é humilde de coração
        No evangelho de Lucas 14:7,11 encontramos uma fórmula de sucesso ensinada por Jesus que até hoje pode causar estranhamento nas em muitas pessoas,na parábola dos primeiros assentos Jesus esta dizendo:não saia por ai se alto proclamando melhor que todos,mais talentoso,mais formoso,mais sábio mais dignos não exalte a si mesmo cuidado com o orgulho 1- Porque o orgulho procede de um cristianismo sem cruz - Em Filipenses 2:5-8 encontramos um padrão para nossa mentalidade e para nossas intenções: 
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz.

2- Se o primeiro que é Jesus o Senhor abriu mão de sua glória, nós que desejamos ser o “segundo” devemos ter o mesmo procedimento, quer ser o segundo? Faça como Cristo se sujeitou a vontade do Pai, portanto amados o “segundo” se submete a Deus Tiago 4:7 “Sujeitai-vos a Deus e o Diabo fugira de vós” 3- Quer ser o segundo?Alimente-se da mesma fonte que Cristo se alimentava, no evangelho de João 4:34 nos orienta o seguinte: “ A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar sua obra”. Jesus se alimentava da santa vontade de Deus, é deste alimento que o “segundo” deve ser alimentar todo o dia  do querer de Deus, o “segundo” abre mão de sua vontade de seus desejos, para cumprir a vontade do Senhor e obedecer ao seu chamado
        A palavra de Deus não nos orienta a buscarmos os primeiros lugares esportivos, ou qualquer modalidade competitiva, nem tão pouca os primeiros assentos nos lugares públicos. Mas a sua orientação de prioridade é o seu reino, “buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas”.
Resumo

       O mundo ensina a constante busca de ser o primeiro em tudo, entretanto ser o “segundo” Não é tão simples assim, e no que tange a Jesus ser o seu segundo pelo contrario é honroso e gratificante, requer que renuncia e desapego das coisas deste mundo, requer ainda que amemos uns aos outros sem nada em troca querer, e buscarmos em Deus forças para termos equilíbrio nos momentos de dor de adversidade de aborrecimentos mantendo-se submisso a sua vontade numa postura humilde de alma e coração.
       Ainda hoje Jesus esta dizendo: a segue-me, ele está te chamando neste momento e a pergunta; que ele te faz é esta, quer ser o segundo? Este é o apelo desta palavra venha segui-lo, saia da multidão daqueles que não queriam se comprometer com o abençoador, se destaque da multidão , assumindo uma postura de servo.
       Diga hoje e para sempre eu sou o segundo .

           




Aprendendo a superar os, “poréns” da vida.

Aprendendo a superar os, “poréns” da vida.


Juízes 11 1-10 e versículo 32


Introdução: A tradição Judaica atribui a autoria do livro de Juízes ao profeta Samuel, e o seu conteúdo descreve a historia de 12 homens que Deus levantou no período de aproximadamente 300 anos que vai da morte de Josué até o nascimento de Samuel. Após a morte de Josué, Israel ficou sem um líder nacional durante um longo período, e cada indivíduo era alei perante a si próprio, Durante este tempo o Senhor levantou Juízes, principalmente nas emergências, para livrar o povo de inimigos invasores e defender a justiça civil.
  Este foi o período em que o Senhor testou a nação para ver como ela guardaria sua aliança num ambiente pagão e idólatra, os israelitas caíram em uma condição crônica de apostasia, aceitavam os livramentos do Senhor, mas quando lhe faltava uma forte liderança, retornavam rapidamente as praticas pagãs que os rodeavam. O objetivo principal de Juízes é preservar um registro do caráter de Israel durante o tempo em que este não tinha um líder nacional e enfatizar a necessidade de um rei teocrático (Deus) em muitos ciclos de fracasso e castigo e batalhas, e Juízes levantados por Deus; destacamos Jefté, sua grande proeza foi a vitoria sobre amom, é um fato Histórico repleto de lições e orientações de como vencer, e superar os “PORENS” da vida é o grande desejo de Deus que vençamos as batalhas e glorifiquemos seu nome.
Quem foi Jefté? Filho de Gileade com uma mulher prostituta; era Jefté o gileadita valente e valoroso, seu pai tinha outros filhos os quais o expulsaram de sorte que não teve parte na herança, ao fugir para a terra de Tobe reuniu ao redor de si um grupo de homens guerreiros e aventureiros,Quando os amonitas declararam guerra a Israel, os anciãos de Gileade o procuraram e pediram sua ajuda, embora lhe prometessem que mediante a vitoria seria líder do povo, Jefté estava relutante em ajudar os que um dia o expulsaram de casa.
  Jefté era um líder inteligente e pratico primeiro tentou negociar e evitar a batalha, mas foi tudo em vão quanto mais se aproximava a batalha mais parecia confiar no Senhor, finalmente disse ao rei de Amom: “Eu não pequei contra ti, mas tu fazes mal em pelejar contra mim”. “O Senhor que é juiz julgue hoje entre os filhos de Israel e os filhos de Amom” “Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté e entregou a vitoria sobre os amonitas em suas mãos”.      
“Entre a batalha e a vitoria há sempre um porem”
  “V1... Era então Jefté, o gileadita, valente valoroso, porem filho de uma prostituta...” a bíblia destaca as qualidades de Jefté era valente e valoroso, mas entre as qualidades deste grande líder havia um, porém. Era filho de outra mulher, seus irmãos sabiam de suas qualidades e virtudes, mas um, porém foi mais significante o bastante para ser expulso do seio da família, para negar o desfruto da herança perdeu posses, que tinha direito como filho de Gileade, perdeu o lar,perdeu a casa que morava, perdeu a companhia do pai porque Jefté tinha qualidades, mas havia um porem, que ele tinha que carregar para o resto de sua vida.
  Então há sempre um porem para atrapalhar, Jefté não foi o único: Moises foi um grande líder, o libertador de Israel, mas havia um porem na vida de Moises, era pesado de língua tinha dificuldades de se expressar, talvez sua comunicação não fosse tão boa, contudo Deus estava com Moises, e o fez um dos maiores nomes da historia de Israel, escritor de pelo menos cinco livros da bíblia, Deus tinha uma grande promessa para Abraão, mas entre Abraão e a promessa de Deus havia um porem sua mulher Sara era estéril. Mas Abraão não desistiu da promessa, e creu até o fim, e Deus fez da estéril mãe de Filhos, a mulher do fluxo de sangue sofria a 12 anos, desta enfermidade terrível, mas para alcançar o milagre, tinha um porem uma multidão, é possível que você seja aquela pessoa que vem a igreja e quem te vê, acredita que tudo parece estar bem, mas porem! O teu casamento vai de mal a pior, talvez você seja aquela pessoa sorridente de bem com a vida com todo mudo, mas quando todos se vão, você enfrenta um “porem” chamado solidão talvez exista um porem na sua vida que se chama frustração, você é aquela pessoa que lutou,lutou, mas no final não se realizou, profissionalmente, frustração ministerial, desistiu de lutar, parou de clamar, parou de cantar, desistiu de tudo desistiu de Deus, não será talvez que você seja outro tipo de Jefté é valente, valoroso, porem ansioso, é impaciente, não aguenta esperar esta sempre apressada, sei que existe pessoas nesta noite, que é valente, valoroso, porém inseguro se sente inseguro para liderar, inseguro profissionalmente, inseguro para tomar decisões, enfim não conseguirei listar neste papel os “Jeftes”. Eu tenho uma palavra de Deus para você neste momento! Hoje Deus vai por um ponto final nos “porens” da tua vida, tome posse desta palavra de vitoria, decida superar os porens da vida Deus é tua rocha tua fortaleza você não será abalado.
A omissão de seu Pai Gileade!  O versículo dois deste texto relata que seus irmãos o expulsaram de sua casa e foi lhe tirado a herança, foi morar com homens levianos, tornou-se chefe de uma quadrilha.
  Seu Pai não interviu naquela situação, permitiu que seus outros filhos expulsassem a Jefté, fica aqui outra lição para os pais futuros pais, filhos e irmãos em Cristo não seja omisso naquilo que você pode fazer, para ajudar o teu irmão, Jefté talvez tenha sentido um profundo sentimento de rejeição pelo simples fato de seu pai não impedir, não repreender seus filhos, provando amor de pai Provérbios 27:5 “Melhor é a repreensão aberta do que o amor coberto”. Meu amado se você pode fazer algo pelo seu filho não espere que ele seja engolido, pelas maldades deste mundo, antecipe o ataque do mal, seja prudente seja rápido, antes da investidas do inimigo chegue primeiro, Porque temos um Pai que esta nos céus e não dorme nunca, que esta sempre por perto, daqueles que o temem e os livra do mal.
Mesmo em situação adversa Jefté não perdeu seu perfil de liderança
  Jefté tinha tudo para ser uma pessoa, derrotada, sem vida sem sonhos sem projetos o sentimento de rejeição é um dos piores sentimentos que alguém pode vivenciar, entretanto, Jefté era valente, valoroso e tinha mais um porem esperançoso, poderia ter escolhido a postura de uma pessoa esmorecida, mas mesmo naquele momento de desamparo familiar, não perdeu a força e coragem, tornou-se chefe de uma quadrilha que como ele foram expulsos da sociedade, o exemplo de José do êxito: assim como Jefté, José também foi rejeitado pelos irmãos, foi caluniado, foi condenado a prisão, mas mesmo naquela prisão úmida e fétida ,não perdeu a esperança, em muitos momentos daquela passagem você vai encontrar citações dizendo o Senhor era com ele, O Senhor era com ele, O Senhor era com ele. Sabe qual é a grande virtude das pessoas que vencem as dificuldades desta vida? E que no coração deles existe uma voz dizendo tenha esperança você vai vencer, este vento vai passar, este mal não vai durar para sempre. Não te abates ainda que um exercito se levante contra você ,ainda que uma guerra se levante contra você não temas ,porque o Senhor é contigo! A tua historia de vida esta sendo escrita, pelos dedos de Deus, e em muitos momentos alguém vai ler o Senhor é contigo! O Senhor é contigo! O Senhor é contigo. A fama e a capacidade de liderança demonstrada por Jefté estendeu-se até os anciãos de Gileade que em troca de sua chefia, sobre as forças Israelitas contra Amom o faria líder civil daquela tribo por toda a vida.
Sejas-nos por Cabeça!  “Cabeça” refere-se ao mais alto posto de liderança numa tribo, de inicio, os gileaditas convidaram Jefté para ser seu líder militar, e eles lhe prometeram torna-lo seu líder civil após a libertação. A honra veio de quem um dia lhe trouxe dor vergonha, e rejeição, no momento do aperto, não se lembraram de que Jefté era filho de uma prostituta, lembraram que era valente e valoroso, veja que as suas qualidades não foram esquecidas, é possível que muitos que te rejeitaram um dia, hão de lembrar-se das tuas virtudes, aqueles que te pisam hoje, verão a gloria e o poder de Deus sobre tua vida, havia uma promessa de Deus para Israel, no livro de Deuteronômio 28:13, por muito tempo o povo de Deus foi oprimido, escravizado, humilhado, se Israel fosse fiel em suas relações com Deus prosperaria em todos os sentidos , a principio Jefté não quis aceitar o convite para liderança de Gileade estava relutante em ajudar os que um dia o expulsaram de casa , mas foi obediente e a obediência atraiu a benção de Deus para a vida de Jefté ,entre com sua parte na promessa de Deus, seja obediente e se cumprira uma promessa do Senhor na tua vida “O Senhor de porá por cabeça e não por cauda; e só estarás por cima e não por baixo se obedecerdes aos mandamentos do Senhor teu Deus”   
Jefté era valente valoroso, porem precipitado.  Podemos tirar vários conceitos e lições da historia de Jefté, mas há um fato importante que não pode ser desconsiderado o voto insensato que foi feito por Jefté (Juízes 11; 31) “Quem primeiro da porta da minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do Senhor e eu o oferecerei em holocausto” e como de fato voltou vitorioso teve que cumprir tal voto, e no seu retorno quem vem ao seu encontro? Foi justamente sua única filha, Jefté chora amargamente chegando a rasgar suas vestes, entretanto decide cumprir seu voto. Como Jefté não tinha outros filhos para continuar sua descendência seu gesto se tornou um grande sacrifício. Não aja precipitado! Muitas decisões que tomamos no presente, são resultados de influencia que tivemos no passado, Jefté tinha um entendimento errado sobre Deus, adquirido na sociedade pagã e idolatra que vivera Por eu amor e graça Deus livrou Israel se seus inimigos, pelas mãos de Jefté, mas não por causa do seu voto, ele achou que era possível comprar a misericórdia do Senhor, as vitorias, as conquistas e livramentos que temos são resultados da misericórdia do Senhor. 
Veio sobre Jefté o Espírito do Senhor: Está registrado que o Espírito do Senhor veio sobre quatro Juízes, (Otiniel, Gideão, Sansão e Jefté) O Espírito do Senhor de Deus lhe proporcionou, poder coragem e força, os amonitas eram um numeroso e um forte exercito temido por muitas tribos, mas Jefté estava tomado pelo Espírito de Deus, as munições humanas são: armas escudos, lanças, carros, cavalos, alto conhecimento, tecnologia, etc., mas o crente que é fiel, e confia no Senhor, a sua maior arma é a força do Espírito Santo é ele que te da força, coragem, é o Espírito Santo que quer hoje te conceder vitoria. Te da força para guerrear, para vencer, o Epífito Santo já esta sobre ti, pra te fortalecer, ele requer confiança.
Resumo: As misericórdias do Senhor nos acompanha a cada dia, Jefté não foi um vencedor pelas suas qualidades, não venceu os amonitas porque era valente, venceu porque temos um Deus que esta sempre pronto a perdoar, não nos trata segundo os nossos pecados, não se compra a misericórdia do Senhor, com ofertas, com votos, com sacrifícios, com esforços humanos, é possível que os porens da vida te fizeram tropeçar, cair, e ate se afastar da comunhão com Deus, Mas eu preciso te dizer algo de Deus pro teu coração, a graça do Senhor é melhor que a vida! Ele quer te levantar do chão, pela graça e misericórdia que há em Deus o Espírito do Senhor vem sobre ti neste momento para te fazer vencer, os desafios, as batalhas, os momentos difíceis, as angustias da vida, o Espírito do Senhor vem sobre ti, para superar toda e qualquer adversidade, o Espírito do Senhor vem sobre ti para superar os porens da vida.

Amem!