terça-feira, 24 de julho de 2012

Proteja seus olhos


Proteja seus olhos
Mt 14:30
Introdução: Proteja teus olhos! Em dias de sol muito fortes a visão deve ser protegida com óculos escuros apropriados, dos fortes raios solares, se vamos fazer algum serviço com furadeira, esmeril, maquita ou serra elétrica de novo devemos nos proteger os olhos com óculos de segurança das pequenas partículas que podem afetar nossa visão.
       É fato que qualquer trabalho que venhamos fazer e que possa oferecer riscos a nossa saúde, nós devemos tomar as devidas precauções, para que fiquemos protegidos, entretanto a bíblia nos adverte também a protegermos nossa visão do mal, para que não somente o corpo, mas também a alma não venha perecer (Gn 19:26).
        No texto em foco tudo ia bem com Pedro até que ele viu e percebeu os fortes ventos é neste momento que ele começa a afundar o medo veio através da visão.
Mt 6:22 “A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz”
V 22... ”Passemos para a outra banda” Aqui logo no começo deste texto vemos o grande convite de Jesus para seus discípulos, passemos para a outra banda, é provável que muitos de nós tenhamos muitos anos de conversão, contudo é possível que ainda estejamos na banda errada. Na banda dos que não adoram a Deus de Verdade, na banda daqueles não o buscam de todo o coração, não fazem a sua vontade não procuram viver uma vida de santidade no centro da vontade do Senhor, que banda você esta, Jesus disse aos seus discípulos passemos para a outra banda.
V 24 “... açoitado pelas ondas porque o vento era contrario” ventos contrários na vida de quem decide estar com Jesus servem muitas vezes para testar nossa fé, nem sempre às coisas saem do jeito que planejamos os ventos são contrários a nossa vontade. Ventos contrários podem apontar para muitas coisas entre elas: uma crise no casamento, quando o casamento não está da maneira que queríamos que fosse, pode apontar ainda para uma enfermidade, quando projetos não dão certos, desemprego, situação financeira, quando o amor não é alcançado, enfim quando nos sentimos frustrados por qualquer sonho não realizado. Temos a sensação de ventos contrários, Eclesiastes 11:4 diz: Quem observa o vento, nunca semeara; o que olha para as nuvens nunca segará.  Aqui a palavra de Deus nos adverte que quem olha para os ventos contrários dificilmente terá forças para reagir contra as adversidades, é justamente o contrario que o Senhor quer que você faça, não perca o foco olhe para Jesus, ignore as circunstâncias contrarias olhe para o cordeiro de Deus, o controle dos ventos está em suas mãos.   Todas as coisas estão no controle de Cristo, toda a luta, toda batalha, todo o problema, Jesus acalma com sua voz.
V 30 “... Mas observando o vento forte teve medo...” A visão do vento trouxe medo que por sua vez distraiu Pedro de Cristo: Pedro começou a sentir o vento e esqueceu-se de Cristo, em nossas vidas muitas vezes é assim também, nos concentramos muito mais nos problemas do dia-a-dia e focalizamos nossa visão em outras coisas, quando só devíamos olhar para Jesus, e no mesmo texto também vemos que os discípulos ao verem Jesus andando por sobre as águas não o conheceram e pensaram ser um fantasma, fantasmas não existem os discípulos de Jesus já deveriam estar libertos de todo credos religiosos contrario a apalavra de Deus, porém os medos lhes impediam de ver Jesus por sobre as águas, é possível que tenhamos tanto medo de situações adversas, que vemos qualquer coisa menos a presença de Deus (Hb 12.2) “e olhando firmemente para Jesus autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia e esta assentado a destra de Deus” para onde você esta olhando? Se olharmos para os homens o fracasso vira fatalmente. Se olharmos para as dificuldades, pereceremos quem olha para tamanho de Deus perceberá que o problema por maior que seja é pequeno perto da grandeza divina.
V30 “... Começou a afundar...” Só quem crê pode ter confiança. O medo se liga á duvida e não a fé quem esta confiando em Jesus nada teme no salmo 23:4 Davi expressa a confiança em Deus que todo o salvo em Cristo deve ter “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum porque tu esta comigo a tua vara e o teu cajado me consolam” perder a confiança é o mesmo que ter duvida e servir a Deus com duvida jamais poderemos agradá-lo Hb 11:6 Sem fé é impossível agradar a Deus Pedro começou afundar porque a duvida leva o homem a declinar, e mata aos poucos eliminando a fé o crente afunda espiritualmente, por isso não alimente duvidas é perigoso se você é do tipo que alimenta duvidas poderá morrer afogado no mar desta vida, não alimente suas crises, não alimente suas dificuldades, tire os olhos bem rápidos das lutas para não morrermos afogados em nossos próprios problemas.
V 30 “... Clamou: Senhor salva-me” A menor oração da bíblia e a resposta mais imediata registrada muito embora um momento antes ele tivesse muita fé (29).A fé só existe no momento presente; ela não se constrói como uma conta bancária. Jesus logo o atende e rapidamente o salva da morte certa, mas com o socorro vem também à repreensão, porque te duvidas homem de pouca fé, A repreensão de Jesus a restaurou ele caminhou de volta para o barco. A partir disso aprendemos o valor de uma repreensão fundamentada para os espiritualmente sensíveis, ou seja, as pessoas abertas à correção. É o que Deus quer nos ensinar com esta palavra nesta noite é que ele quer restaurar a nossa fé para possamos resistir todo o dia mau. A fé de Pedro não foi uma fé continuativa constante no trabalho do Senhor (1 Co 15:58 ) “Portanto meus irmãos ,sedes firmes e constantes na obra do Senhor sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão”      Jesus o salvou apesar da pouca fé , Deus esta sempre pronto para nos perdoar , esta sempre pronto para responder nossas orações.
  “““ Ainda que pareça ser seu fim, talvez muitos estejam dizendo para si mesmo:” é o fim estou afundando não sou digno de ser ajudado é o fim” Não este não é teu fim não é o plano de Deus o que você precisa ver neste momento é a mão do mestre que sempre estendida para te socorrer. Pode vir o vento que for o mar podem estar agitado, as lutas podem parecer insuportáveis é nestas horas que a sua mão vira nos socorrer, somente a fé perfeita em Jesus nos Dara perfeita segurança.
Resumo
Andemos sempre em novidade de vida buscando estar no centro de sua vontade e passemos sempre para a banda onde Cristo está só assim resistiremos todo o vento contrário que enquanto estivermos neste mundo estamos sujeitos a sofrer todo o tipo de tribulações.
Que possamos aprender a cada dia ignorar os ventos contrários, ou seja, não focalizarmos mais nossa visão nos problemas, precisamos em todo o tempo termos o nosso foco em Jesus, não observe os ventos preste atenção em Cristo. A sua misericórdia se renova a cada manhã clame por ele em todo o tempo, a vitória é daquele que for fiel até o fim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário