quarta-feira, 18 de julho de 2012

Quero ser o segundo


Quero ser o segundo
Mc 9.30/35
Introdução: Desde pequenos, somos ensinados que precisamos chegar antes, ou seja, ser pioneiros.
    A cobrança é tão grande que muitos sentem frustrados quando tem um bom desempenho, mas não chegam em primeiro lugar,seja em uma competição esportiva, em uma meta de trabalho, ou em uma brincadeira entre amigos . A bíblia mostra exemplos da busca pelo melhor lugar: Caim ficou indignado porque Deus preferiu a oferta de Abel e chegou a matar seu irmão por ciúmes, Jacó comprou de seu irmão Esaú o direito da primogenitura em troca de um prato de lentilhas. E Saul perseguiu Davi porque não queria perder a posição de Rei, entre várias outras situações porque então almejar o segundo lugar? Porque abrir mão de ser o primeiro lugar em tudo? Porque o primeiro lugar de ser dado somente a Jesus.
O “Segundo” está disposto a Renunciar
      É preciso deixar claro que ser o “segundo” não é ser medíocre relaxado ou displicente com as coisas de Deus, pelo contrário devemos fazer tudo com excelência e amor, mas este contexto mostra principalmente que Deus se importa com a intenção do coração do homem e não com a posição em que ele se encontra ou quantas medalhas tem na parede, vejamos algumas qualidades dos seguidores de Jesus, vamos começar por Mateus. 
       Ao que se sabe Mateus era cobrador de impostos a serviços do Império Romano, eram conhecidos como publicanos, deveriam ser homens respeitáveis, fieis guardadores dos interesses públicos. Mas não era bem isto que ocorria, cobravam além daquilo que era ordenado por Roma e enriqueciam com a diferença. Os judeus os odiavam e os chamavam de publicanis (onde canis é cão) e os consideravam cães públicos traidores da pátria
     Certo dia Jesus acompanhado de alguns discípulos passou por Mateus e disse “segue-me” surpreso com o chamado por ser odiado pela pátria, não pensou duas vezes e deixou a rendosa concessão publica e renunciou o dinheiro, o lucro, a desonestidade para ser um dos “segundos” de Jesus, no evangelho de Marcos 8:34 descreve que Jesus ,chamando a si a multidão com os seus discípulos disse-lhes “Se alguém quiser vir  após mim , negue-se a si mesmo e toma a sua cruz e siga-me  Negar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor.
      Quem é desprovido destas coisas é o “segundo” de Jesus, você é o segundo? Você quer ser o “segundo”? Mas infelizmente muitos hoje estão trilhando no caminho de Deus, como o macebo rico na hora da escolha escolhem as coisas deste mundo, escolher as riquezas deste mundo, apontam para o apego as coisas materiais e apego as obras da carne. Talvez á muito tempo você fez a escolha certa de aceitar a Cristo como único e suficiente salvador, entretanto , Jesus te pede neste momento renuncie as coisas materiais, abandone as obras carnais e abrace o Espírito Santo e suas obras , o verdadeiro seguidor é aquele que está disposto a renunciar e abrir mão das ofertas e majares que satanás oferece a cada dia para tirar o crente da presença de Deus.  Na carta do A posto Paulo Ef.5.1,2 a palavra do Senhor nos orienta sede sois imitadores de Cristo e como filhos amados e andai em amor como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós como oferta e sacrifícios a Deus em aroma suave . E os que são de Cristo, ou seja, o “Segundo” crucificam a carne com suas cocupisciencias.
O “segundo” está disposto a amar incondicionalmente
          “Jesus estava orientando seus seguidores, ou seja, aqueles que estavam dispostos a serem os ‘Segundos” a serem amáveis no serviço da obra missionária e no trato para com todos, a ponto de ampliar e lei de Moises, a lei antiga dizia “Amarás o teu próximo e aborreceras o teu inimigo” Jesus foi mais além dizendo no evangelho de Mateus 5:44 “Amai a vossos inimigos e bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam ao sermos os “ segundos” , colocamos as coisas de Deus como prioridade em nossa vida e passamos a valorizar mais as outras pessoas, deixando o “eu” e o “ meu” de lado .
        Você não precisa esperar por uma bela manhã de sol e ao acordar, dizendo pra si mesmo “poxa meu inimigo é tão bonitinho acho que vou amá-lo hoje”, ou quando passar a raiva daquele camarada que me aborreceu vou telefonar para convidá-lo para tomar um café na minha casa, ou ainda; enquanto ele não me pedir desculpas eu não quero conversa, vou passar por ele e fingir que não estou vendo. Não meu amado (a) não proceda assim, decida hoje ser diferente, abra mão do seu “eu” do orgulho decida amar independente das situações, amar é decisão da vontade, decida perdoar. Diga eu sou o “segundo” e o “segundo” abre mão do “eu” e do “meu” do meu tempo, do meu lucro, do meu serviço, da minha “hora-extra” no trabalho, do meu sono, do meu prazer, do meu espaço etc... Se pensarmos bem, Jesus inverteu o modelo da sociedade e o pensamento de que os melhores são os que chegam primeiro. Na verdade os melhores são aqueles que têm humildade para reconhecer que, sem Deus não vão longe. Quantas formas de demonstrar o amor, perdoando,orando por alguém, um telefonema, escrevendo uma carta, um abraço, um sorriso, um olhar, visitando alguém sem que este estivesse esperando, enfim “o segundo” ama e esta disposto a perdoar porque o primeiro que é Jesus assim nos ensinou. O Apóstolo Paulo orienta em sua carta aos romanos 13:8 “A ninguém devais coisa alguma a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpre a lei.
O “Segundo” precisa ter Equilíbrio
          Quantas vezes somos confrontados com situações nos colocam em prova, quanto ao nosso temperamento, e equilíbrio emocional, uma enfermidade, condição financeira, aborrecimentos cotidianos, rejeição,o transito caótico de São Paulo e por ai vai, veja o exemplo de Pedro um dos seguidores de Jesus no que tange a equilíbrio emocional, o texto nos relata em João 18:10 “Então Pedro que tinha espada desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote,cortando-lhe a orelha direita” Note que no mesmo momento Pedro é repreendido por Jesus, Mete a tua espada na bainha , não beberei do cálice de meu Pai?
          Não são poucas as vezes que agimos emocionalmente e esquecemos o que realmente importa , Pedro é o mesmo personagem que quando Jesus disse que era necessário que Ele morresse, disse para Jesus que não era bem assim, e Jesus teve que dizer então: Afasta-te de mim satanás, ou seja, Pedro não aceitou a vontade de Deus.  E, mais uma vez, Jesus o repreendeu, dizendo que as profecias sobre Sua morte tinham que acontecer, pois era a vontade de Deus, quando agimos com desequilíbrio, assumimos o papel de “cortador de orelha”, não aceitando o querer do Senhor para nossas vidas. Portanto o cortador de orelha é alguém sem visão espiritual, sem comprometimento com o Dono da obra Jesus Cristo. Mas quem decide seguir a Cristo e ser o “segundo” precisa ter equilíbrio em toda e qualquer situação, muitas adversidades, nos sobrevém porque não pensamos duas vezes antes de agir, o equilíbrio começa no pensamento onde todas as ações são formadas e depois transformadas em projetos, tenha equilíbrio com suas finanças não saia gastando além do que pode pagar não saia dizendo tudo que vem na cabeça. Principalmente quando estamos irados. Tomamos o conselho de Paulo “aos Efésios 4;26 Irai-vos e não pequeis não se ponha o sol sobre sua ira” a ilustração da língua
       Quer ser o segundo? Quer ter equilíbrio? Jesus esta pronto para te abençoar e conceder.  
O “segundo” é humilde de coração
        No evangelho de Lucas 14:7,11 encontramos uma fórmula de sucesso ensinada por Jesus que até hoje pode causar estranhamento nas em muitas pessoas,na parábola dos primeiros assentos Jesus esta dizendo:não saia por ai se alto proclamando melhor que todos,mais talentoso,mais formoso,mais sábio mais dignos não exalte a si mesmo cuidado com o orgulho 1- Porque o orgulho procede de um cristianismo sem cruz - Em Filipenses 2:5-8 encontramos um padrão para nossa mentalidade e para nossas intenções: 
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz.

2- Se o primeiro que é Jesus o Senhor abriu mão de sua glória, nós que desejamos ser o “segundo” devemos ter o mesmo procedimento, quer ser o segundo? Faça como Cristo se sujeitou a vontade do Pai, portanto amados o “segundo” se submete a Deus Tiago 4:7 “Sujeitai-vos a Deus e o Diabo fugira de vós” 3- Quer ser o segundo?Alimente-se da mesma fonte que Cristo se alimentava, no evangelho de João 4:34 nos orienta o seguinte: “ A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar sua obra”. Jesus se alimentava da santa vontade de Deus, é deste alimento que o “segundo” deve ser alimentar todo o dia  do querer de Deus, o “segundo” abre mão de sua vontade de seus desejos, para cumprir a vontade do Senhor e obedecer ao seu chamado
        A palavra de Deus não nos orienta a buscarmos os primeiros lugares esportivos, ou qualquer modalidade competitiva, nem tão pouca os primeiros assentos nos lugares públicos. Mas a sua orientação de prioridade é o seu reino, “buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas”.
Resumo

       O mundo ensina a constante busca de ser o primeiro em tudo, entretanto ser o “segundo” Não é tão simples assim, e no que tange a Jesus ser o seu segundo pelo contrario é honroso e gratificante, requer que renuncia e desapego das coisas deste mundo, requer ainda que amemos uns aos outros sem nada em troca querer, e buscarmos em Deus forças para termos equilíbrio nos momentos de dor de adversidade de aborrecimentos mantendo-se submisso a sua vontade numa postura humilde de alma e coração.
       Ainda hoje Jesus esta dizendo: a segue-me, ele está te chamando neste momento e a pergunta; que ele te faz é esta, quer ser o segundo? Este é o apelo desta palavra venha segui-lo, saia da multidão daqueles que não queriam se comprometer com o abençoador, se destaque da multidão , assumindo uma postura de servo.
       Diga hoje e para sempre eu sou o segundo .

           




Nenhum comentário:

Postar um comentário